Skip to content

 

A Extensão nas universidades públicas são de extrema importância na formação e transformação dos alunos em profissionais cidadãos. A produção em conjunto à sociedade formam conhecimentos capazes de ultrapassar os desafios das desigualdades que existem na sociedade. Aliado as necessidades o Grupo MEI realiza atividades de extensão através de seus projetos e bolsistas, comprometidos com as demandas na área da museologia, associadas as temáticas da cultura, patrimônio e movimentos sociais.

A partir da Museologia Experimental, o projeto #Museologiapresente tem como principal objetivo realizar ações de extensão no espaço urbano do Rio de Janeiro que promovam a ressignificação de grupos socialmente vulneráveis com o que reconhecem como seu patrimônio, incentivando sua emancipação. Estas ações são: atos e encenações; performances; rodas de conversa; oficinas; visitas experimentais; gravação de testemunhos em formato digital; organização de exposições em espaços socialmente desvalorizados no contexto da cidade do Rio de Janeiro; e outras atividades de cunho museológico que tem como finalidade romper com as hierarquias tradicionalmente construídas pelos museus e patrimônios “oficiais”.

O projeto tem como objetivo desenvolver ações em parceria com instituições de memória, ONGs e associações voltadas para temáticas LGBTI+, visando desenvolver ações de musealização e promover a emancipação dos mesmos grupos no que tange a valorização dos seus próprios patrimônios. As ações são desenvolvidas de forma colaborativa junto a estes grupos e geram resultados como: rodas de conversa sobre a preservação da memória LGBTI+; oficinas sobre os procedimentos museológicos; registro de entrevistas visando a preservação dos patrimônios vivos, na forma de testemunhos orais gravados e preservados em formato digital; produção de inventários participativos envolvendo os grupos sociais na produção de sua própria narrativa e na preservação da memória LGBTI+; desenvolvimento colaborativos de planos de ação museológica envolvendo a documentação e a conservação de acervos ligados aos grupos LGBTI+ no Estado do Rio de Janeiro.