Skip to content

 

Podendo ser pensada como uma via metodológica para trabalhos de pesquisa em Museologia, a experimentação social permite abordagens que vão da prática à teoria e da teoria à prática, implicando tanto em métodos sincrônicos quanto diacrônicos para a percepção integral dos fenômenos museais.

Neste sentido, o Laboratório de Museologia Experimental – LAMEX, vinculado ao Grupo de Pesquisa Museologia Experimental e IMAGEM – MEI é um instrumento para a centralização das pesquisas nesta área que consideram a experimentação como objeto e método de análise, integrando as diferentes instâncias museológicas por meio das atividades de pesquisa.

A museologia experimental é uma abordagem ou método para o estudo dos museus e dos processos museológicos a partir da perspectiva da experiência humana (individual ou coletiva) para além da normatividade do museu e dos discursos autorizados da museologia. Em termos práticos, trata-se de uma abordagem dialógica que implica em reconsiderar o museu do ponto de vista dos diversos sujeitos sociais e grupos que fazem uso desse dispositivo em seus modos de objetivar a cultura e criar contra-patrimônios.

Neste sentido, a museologia experimental pode ser definida como uma “museologia da libertação” (segundo o termo do educador Paulo Freire), tendo como objetivo libertar a experiência do lugar subalterno ao qual ela foi relegada pelo museu moderno. Como uma postura indisciplinada em relação ao museu, a abordagem experimental contempla uma virada decolonial que permite burlar as categorias estabelecidas pelos museus disciplinares, principalmente por meio da justaposição dos papéis de sujeitos e objetos, buscando permitir
aos grupos e a toda e qualquer pessoa se apropriar do museu em seus usos criativos, contestatórios e libertários.

 

NOSSOS OBJETIVOS

Nosso objetivo principal é desenvolver projetos ligados à Museologia Experimental, envolvendo o meio acadêmico e o meio social de análise da Museologia, as experiências museais, bem como considerando a Teoria da Museologia como área de produção suscetível às atualizações contemporâneas através dos seguintes objetivos específicos 

  • Desenvolver pesquisa museológica voltada para a experimentação social;
  • Organizar e promover cursos de extensão, simpósios, ciclos de debates na área de Museologia Experimental;
  • Fomentar o engajamento crítico de docentes e discentes envolvidos nos projetos do LAMEX diante da realidade prática dos museus e da Museologia por meio de uma metodologia reflexiva;
  • Constituir e resguardar acervos documentais, iconográficos e bibliográficos de forma a dispor de uma gama variada de fontes para o desenvolvimento de pesquisas na área da Museologia Experimental;
  • Servir como base, na estrutura acadêmica da UNIRIO, para as atividades e projetos do Grupo de Pesquisa Museologia Experimental e Imagem – MEI, e outros grupos que possam futuramente desenvolver pesquisas em Museologia Experimental, dando subsídio às atividades do Grupo de Pesquisa e permitindo a integração dos resultados de pesquisa no ensino, na extensão e na cultura.

 

EQUIPE

A equipe do LAMEX/MEI é composta por graduandos, mestrandos e doutorandos da Museologia e mestres e doutores em Museologia e diversas outras áreas. 

 

O GRUPO DE MUSEOLOGIA EXPERIMENTAL E IMAGEM – MEI

Criado em 2014, o Grupo de pesquisa Museologia Experimental e Imagem (MEI), certificado no CNPq, tem o objetivo de desenvolver pesquisas com base na museologia experimental, considerando a experimentação social nos processos museológicos contemporâneos. O grupo busca desenvolver análises da praxis museal e sua influência na constituição do campo museológico; realizar o diagnóstico de casos experimentais responsáveis por confirmar ou alterar a teoria reconhecida da museologia e sua aplicabilidade; além de nos interessar o mapeamento de outras museologias possíveis como alternativas para a construção de discursos políticos sobre o passado.

As reuniões mensais abertas do Grupo de Pesquisa Museologia Experimental e Imagem acontecem todas as primeiras sextas-feiras de cada mês, no Centro de Ciências Humanas e Sociais da UNIRIO. Caso tenha interesse em participar como colaborador ou voluntário nos envie um e-mail.